Vídeo de Treinamento

Vídeos de Treinamento: Informações de Segurança

A popularização da ferramenta audiovisual para o treinamento de equipes e informações aos clientes é o tema central deste post. Separamos um case do qual todos já assistiram um ou mais vídeos. Pois, tradicionalmente, estas são produções audiovisuais caprichadas e criativas: os vídeos de treinamento das companhias aéreas.

Vamos começar analisando estas produções e o seu target.

As companhias aéreas atendem os mais variados públicos. Públicos estes que falam as mais diversas línguas. Pois este é o primeiro desafio: ter uma linguagem universal. A ideia é transmitir em imagens eloquentes o conteúdo, por mais que o som ou as legendas não sejam compreendidas.

Então, nosso primeiro ensinamento é: as imagens devem falar por si.

Não bastasse esse primeira obstáculo, eis o segundo: ser leve e irreverente ao falar de segurança a bordo de um avião. Afinal de contas, situações como despressurização da cabine e pousos na água precisam ser abordados!

Segunda dica: seja amigável.

Vamos começar com este vídeo produzido para a Latam, com tom bastante descontraído:

 

Outro detalhe que vale ser ressaltado nos filmes de treinamento destas companhias é o ritmo. Não perder a atenção do espectador é sempre um ponto nevrálgico. Mas aqui esse preceito é levado muito a sério. As cenas se encadeiam de forma muito orgânica e criativa, considerando que o roteiro trata-se de uma itemização de normas. E essa enumeração de normas nem sempre segue um processo lógico.

Confira este próximo exemplo, um filme de 2016 da American Airlines:

 

Super produções são constantes neste segmento de vídeos de treinamento, mas alguns são bastante peculiares. Este filme da Cathay utiliza a junção de cenas reais e animações gráficas, embora guarde uma estrutura bastante tradicional de narrativa:

 

Os filmes de treinamento de segurança destas companhias não raramente se apropriam da cultura local para combinarem turismo com informação. É o caso deste filme da Singapore Airlines:

 

E de forma menos direta deste vídeo da Air France:

 

Com estes vídeos inevitavelmente embarcamos em uma viagem, seja de turismo ou de negócios. Enquanto isso, turismo é o que não falta neste último vídeo, da United, que costura situações ao redor do globo:

https://youtu.be/cuR-l2qCxBc

 

Esta seleção de vídeos de segurança ensina muito sobre o que um treinamento assertivo deve ser. Pois eles contém elementos essenciais a um bom audiovisual. Então, são eles: qualidade, ritmo, diversidade de situações e imagens, linguagem descontraída e de fácil compreensão. Sendo assim, estes são itens aplicáveis a todo filme de treinamento que queira engajar seu público.

Vídeos de treinamento: produza conosco.

Aqui na Cinematográfica buscamos esta excelência em vídeos de treinamento. Assista nosso showreel e conheça um pouco mais sobre o nosso processo de produção. E claro, enquanto isso, nos contate por aqui!

Vídeos de treinamento e segurança
Voe conosco!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no email
Email